quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Novo secretário de Educação assume pasta e anuncia ações imediatas


A recuperação estrutural da rede pública estadual de ensino e a alocação de professores são as prioridades da nova gestão da Secretaria de Educação do Estado (Sec), anunciadas pelo atual secretário, Osvaldo Barreto. O professor de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba) com especialidade em Planejamento assumiu a pasta nesta terça-feira (11), em substituição ao também professor Adeum Sauer, em cerimônia oficial realizada no Instituto Anísio Teixeira IAT).
“O foco absoluto da secretaria será a escola. Temos problemas de alocação de professores e, para resolvê-los rapidamente, já estamos em negociação com as secretarias de Administração e da Casa Civil. Também já mobilizamos recursos específicos para tratar da questão da manutenção”, afirmou o secretário, reiterando a importância do diálogo permanente com as Diretorias Regionais de Ensino (Direcs) para a elaboração de um planejamento consistente de ação.
Entre as demais iniciativas a serem realizadas prioritariamente, Barreto anunciou a realização de um mutirão para garantir celeridade à aposentaria dos profissionais da educação e o início da alocação de coordenadores pedagógicos, a serem lotados nas Direcs. Apesar das novas ações, o secretário destacou que os demais programas em andamento terão continuidade.
“O que o governador me cobrou, quando me fez o convite, foi dar mais celeridade às ações da Sec. Nesse sentido, certamente vamos mudar. Apesar da tradição profissional na área de educação, eu tenho um perfil de gestor público, que vai estar presente na minha gestão, voltada também à continuação das ações empreendidas”.
O governador Jaques Wagner agradeceu aos trabalhos prestados por Adeum Sauer ao longo de dois anos e sete meses de trabalho e desejou boa sorte ao novo secretário. “Sem dúvida, Barreto assume a pasta para continuar e aprimorar a nossa caminhada de oferecer à população baiana uma educação de qualidade”, comentou Wagner em discurso.
O ex-secretário Adeum Sauer aproveitou a oportunidade para fazer um balanço das principais ações da secretaria. Destacou os programas Topa, Escola Ativa, a construção de 155 novas escolas e a reforma de outras 300 até junho de 2010. “Não podemos esquecer de enfatizar a redução de 30% da violência nas escolas estaduais”, comentou Sauer.
Adeum Sauer agradeceu ao governador pela experiência, dando boas vindas ao novo secretário. “Sou muito grato a todos os gestores da rede pública de ensino. O secretário que agora assume é especialista na área de Administração e merece a colaboração de todos para dar continuidade às ações e superar os desafios futuros”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário