terça-feira, 28 de julho de 2009








ITABUNA 99 ANOS DE HISTÓRIA


Itabuna é um município brasileiro situado no sul do estado da Bahia. Possui uma área total de 443,198 km² e é o 7º município baiano em população residente (210.604 habitantes segundo contagem populacional de 2007 do IBGE), superado por Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari e Ilhéus. Seu nome é derivado dos termos em tupi ita (pedra), aba (Imediações [de um lugar], arredores) e una (preta), assim, significa "lugar de pedra(s) preta(s)".
Itabuna é a terra natal do escritor Jorge Amado que a relata em algumas de suas obras, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do sem fim.
O Município ao lado do vizinho Ilhéus forma uma aglomeração urbana classificada pelo IBGE como uma capital regional B, assim como Feira de Santana e de Vitória da Conquista.
Índice
1 História
1.1 Emancipação
2 Economia
3 Saúde
4 Educação
5 Cultura
6 Comunicações
7 Referências
8 Ligações externas
História
O povoamento começou quando a região servia como principal ponto de passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. Na região cortada pelo rio Cachoeira, surgiu o Arraial de Tabocas em 1857, em meio à mata que então era desbravada.
O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o "pau da taboca", ou seja, da roça que se abria.
O povoamento deu-se apenas a partir de 1867, feito principalmente por migrantes sergipanos, dentre os quais "Felix Sevirino de Oliveira, depois conhecido como Felix Sevirino do Amor Divino" eJosé Firmino Alves',que eram primos. Felix fundou na entrada de Itabuna a Fazenda Marimbeta, hoje existe uma rua com esse nome no bairro da Conceição, eles vieram da Chapada dos Índios, atual Cristinápolis - SE, a quem se atribui a fundação da futura cidade de Itabuna.
Em trinta anos o crescimento foi tanto que, em 1897 os moradores pleitearam sua emancipação, que foi negada. Nova tentativa foi feita, junto ao governo estadual, em 1906, comprometendo-se Firmino Alves a doar os terrenos para que fossem erguidas as sedes administrativas.

Emancipação
Fundado em 1910, o município de Itabuna tem sua cronologia confundida com a própria origem do seu perímetro urbano, a partir de meados do século XIX, reduzindo-se a importância da centenária Ferradas, que foi a primeira Vila - com o nome de D. Pedro de Alcântara, três décadas antes de Tabocas -, e o primeiro povoamento urbano no território daquele que viria a ser o município de Itabuna.

Economia
Itabuna é um centro regional de comércio, indústria e de serviços, juntamente com Ilhéus. Sua importância econômica cresceu no Brasil durante a época áurea do cultivo de cacau, que por ser compatível com o solo da região levaram-na 2º lugar em produção no país, exportando para os EUA e Europa.
Depois de grave crise na produção cacaueira causada pela presença da doença conhecida como vassoura-de-bruxa, a cidade tem buscado alternativas econômicas com a ajuda do comércio, da indústria e da diversificação de lavouras. A cidade é um importante entreposto comercial do estado, situada às margens da BR-101.

Saúde
A cidade conta com alguns hospitais, como o Hospital de Base, que não atendem somente a cidade, mas também aos municípios vizinhos, como Lomanto Júnior, Ibicaraí, Itajuípe, Itapé, Buerarema, Jussari, Camacãn, Coaraci e Uruçuca.
População e Eleitorado (Eleições Municipais)
Habitantes
Eleitorado
Eleitorado (% da população)
204.988
138.188
67,41%

Educação
Itabuna destaca-se também na educação, possuindo um dos melhores centros educacionais da Bahia. Possui várias escolas públicas, destacando-se o Colégio da Polícia Militar Antônio Carlos Magalhães, e particulares, além de 2 faculdades - FTC e FacSul.
Taxa de analfabetismo (IBGE - 2000):
População de 10 a 15 anos: 7,9%;
População de 15 anos ou mais: 15,1%.
IDI (Índice de Desenvolvimento da Infância - Unicef - 2004): 0,64.

Cultura
Itabuna se destaca na vasta cultura que existe na cidade, com grupos de teatro, grupos de capoeira, dança, bandas musicais e outras atividades do gênero. Umas das maiores manifestações populares chamada carnaval, é uma das atividades mais importante que a cidade possui. O primeiro carnaval antecipado do Brasil foi inventado nesta cidade, onde se reúnem várias bandas da capital, do interior do estado e da própria cidade. Bandas como Vera Cruz, Lordão, Cacau com Leite fazem a alegria do povo, enriquecendo ainda mais sua cultura.

Comunicações
Itabuna conta com duas emissoras abertas de televisão: TV Cabrália fundada em 12 de dezembro de 1987 e TV Santa Cruz fundada em 15 de novembro de 1988; e uma televisão fechada a TVi - TV Itabuna (a cabo).
Algumas emissoras de rádio AM: Rádio Clube AM atual Rádio Nacional primeira emissora a nascer em Itabuna em 1956, Rádio Jornal AM fundada na década de 60, Rádio Difusora AM que foi ao ar em 21 de abril de 1960 mesmo dia da fundação de Brasília. Conta também com várias rádios comunitárias.
E rádios FM: Destaca-se a pioneira Musical FM(96.9), atualmente Rede Aleluia fundada em 29 de junho de 1978, Rádio Morena FM(98.7) inaugurada em 6 de dezembro de 1987 e Rádio FM Sul(102.1) inaugurada em 1º de dezembro de 1995.

Referências
1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.
Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
MOTTA, Diana Meirelles da; Cesar Ajara (Junho de 2001). Configuração da Rede Urbana do Brasil (em português). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Página visitada em 24 de julho de 2009.
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística - IBGE. [1]

PRESIDENTES DO BRASIL QUE VISITARAM ITABUNA

LULA
















































FERNANDO HENRIQUE






























































OS QUE VIERAM DE LONGE