sábado, 24 de julho de 2010

VAMOS SALVAR O NOSSO RIO CACHOEIRA


Itabuna- Na língua dos índios, primeiros habitantes da localidade, "Ita" quer dizer Pedra e "Una" Preta. Pedras pretas, o que não faltava no Rio Cachoeira, que atravessa a cidade. O município de Itabuna surgiu com tropeiros e viajantes sertanejos e sergipanos, no lugarejo chamado Vila de Ferradas. Antes de sua emancipação, Itabuna era conhecida como “Tabocas”. É pedagógico dizer que o significado com maior fundamento histórico é o que vem da língua guarani e era usado pelos índios para indicar os habitantes do sul da Bahia, região rica em pássaros (igrap) pretos (una).
Itabuna, que viveu a opressão dos coronéis da política e do cacau, com grande acervo histórico e cultural, com maravilhosas paisagens naturais, chamados paraísos ecológicos da Mata Atlântica, é considerada pela comunidade científica mundial, um dos ecossistemas mais ricos da biodiversidade do Planeta. Se esta região estivesse localizada em qualquer outro país desenvolvido, no mínimo, seria preservada, respeitada.
Triste ver que Itabuna faz 100 anos, mas seus “filhos” passam tantas necessidades, o rio Cachoeira está completamente poluído, os jovens não tem perspectivas de um futuro promissor, não tem políticas de geração de emprego e renda, há um índice alto de êxodo da zona rural, a violência é gritante; a Mata Atlântica, considerada pela Comunidade Científica MUNDIAL, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade de espécies animais e vegetais do planeta, é o segundo mais ameaçado!
No mínimo, muitos países adorariam usufruir em suas terras animais raros, madeiras de lei, rios, córregos, matas, belezas naturais, apenas para preservar, cuidar, valorizar e nós estamos permitindo a destruição e roubo de nossas matas, de nossa fauna, de nossa flora, pela negligencia e ganância.
A UNESCO elevou a Mata Atlântica à categoria de reserva da Biosfera, sendo uma das três prioridades de Conservação do Planeta. E para nós brasileiros, baianos, vocês Itabunenses, qual é a nossa Prioridade?

Rose Bassuma

www.rosebassuma.com.br