quarta-feira, 12 de agosto de 2009

NA PREPARAÇÃO DA EXPOFENITA




O Pimenta conversou com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna, Carlos Leahy, sobre a Expofenita, evento que será realizado no Parque de Exposições Antônio Setenta, de 26 de setembro a 4 de outubro.
Leahy coordena o evento e explica porque se decidiu eliminar uma marca que durou trinta anos (a Expoita) para iniciar algo novo. Ele também explica como a Prefeitura de Itabuna, com o apoio do Sindicato Rural e da Amurc, pretende transformar o Parque Antônio Setenta em um espaço que não funcione apenas para abrigar uma exposição, mas seja aproveitado como área de lazer durante todo o ano.
Eu queria que você falasse um pouco sobre essa mudança no modelo e no nome da Expoita, que era uma marca de trinta anos. O nome Expoita já vinha se desgastando ao longo dos anos. Vinha caindo muito a quantidade de expositores e até o número de dias que durava a exposição. Chegamos a ser a terceira exposição do Estado em geração de negócios e movimentação de expositores, mas isso foi no passado. Então, foi justamente pensando no resgate da nossa exposição, para que ela volte a despontar no cenário nacional, que nós planejamos essa mudança.
Está incluída nesse projeto uma melhor utilização do Parque de Exposições Antônio Setenta, que fica quase todo o ano desocupado?Sim, nós temos um excelente equipamento, que você só conseguia utilizar durante a exposição agropecuária. Quando nós assumimos a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, buscamos o apoio da Amurc, do Sindicato Rural de Itabuna e propusemos ao Sindicato que a Prefeitura, através da nossa Secretaria, assumisse a responsabilidade pelo parque. Assinamos um termo de responsabilidade para administrar o parque nos próximos quatro anos e nós vamos ter que transformar aquele equipamento numa área de lazer de Itabuna.
Como será isso?

Todo mundo clama por um parque na cidade, um local onde você possa estar fazendo um encontro, piqueniques… Então nós podemos transformar aquele espaço em uma grande área de lazer da nossa cidade. Vamos instalar alguns equipamentos para que possamos ter atrativos durante todo ano. Uma das nossas ideias é a de instalar restaurantes temáticos, por exemplo.Vamos também buscar o apoio da Petrobras para fazer a limpeza daquela lagoa próximo ao parque e dar manutenção durante todo o ano.
O que podemos esperar com relação à Expofenita?Além da exposição agropecuária, nós temos várias outras exposições, como a de flores, a Expocachaça, as exposições da agricultura familiar de mais de 50 municípios, uma exposição do comércio, feira de artesanato, animais de estimação, vão ser vários atrativos. Queremos envolver toda a comunidade, toda a família, e é por isso que estamos oferecendo opções diversificadas.A Faeb vai promover vários concursos, haverá leilões e vamos abrir o evento com um grande show.
Quais serão as atrações?

Por enquanto não confirmamos, mas vão ser do nível de Bruno e Marrone, Victor e Léo… Serão dois grandes shows em dois sábados dentro do período da exposição. Haverá ainda parque de diversões, a eleição da “Rainha dos Municípios” e rodeio. Tudo gratuito, exceto os shows, que vão acontecer em uma área reservada.
Você falou em ocupar o parque Antônio Setenta durante todo o ano. O que está sendo planejado para colocar essa ideia em prática?

Começa com a Expofenita, mas nós já estamos convocando técnicos para viabilizar a pista de motocross e, logo após a exposição, vamos estudar as áreas disponíveis a fim de convidar pessoas para colocar ali alguns equipamentos. Queremos implantar linhas de ônibus especiais, aos sábados e domingos, para que as famílias possam ir passar o dia no parque de exposição. Vamos atrair um restaurante… Estamos com o nosso departamento de turismo já pensando no melhor aproveitamento daquela área.
Você percebe uma resposta positiva dos investidores?Estamos sentindo um apoio muito grande do Sebrae, da Faeb, da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado, da Secretaria de Agricultura e nós, como já disse, estamos certos de que vamos fazer um grande evento, o que trará benefícios de todas as ordens. Vamos lotar a rede hoteleira, os restaurantes, o sistema de transportes e vamos proporcionar à comunidade de toda Itabuna e região um entretenimento de alto nível. Quero destacar que o polo moveleiro de Itabuna também estará expondo seus produtos, assim como o polo graniteiro. Volto a frisar que esta será uma grande exposição, com excelentes oportunidades de negócio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário